sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Hoje é dia de celebrar o aniversário Elvis Presley

Nem o Diabo, nem Mick Jagger, nem Joey Ramone. O pai do rock é Elvis Presley, que hoje faria 75 anos e, claro, continua vivo, tomando sol e água de coco em alguma ilha paradisíaca do Caribe. Para os fãs, resta prestar a ele mil e uma homenagens, e não só nos Estados Unidos, mas também na Chechênia, na República Theca e até em Belém do Pará.
Elvis morreu há 32 anos, vítima de um ataque cardíaco, e desde então o dia 8 de janeiro foi declarado “Dia Elvis Presley”. Ele tinha 42 anos. Em Memphis, como ocorre todos os anos, está prevista uma série de shows e eventos.“Elvis continua sendo popular em todo o mundo, com seguidores que vêm celebrar seu aniversário”, disse à AFP o porta-voz da propriedade do Rei em Graceland. E para animar ainda mais a festa, a viúva de Elvis, Priscilla, e sua filha Lisa Marie Presley cortarão um bolo de aniversário no jardim da residência do Rei, que recebe nada menos do que 600 mil (!) fãs anualmente.
Em Washington, várias mostras também celebrarão a influência do Rei, como na National Portrait Gallery e no Newseum, o museu da imprensa. “Elvis é uma das poucas pessoas que conseguiu eliminar as fronteiras culturais”, afirmou Howard Kramer, curador de uma exposição em homenagem ao cantor no Hall da Fama do Rock.
Tudo bem que Elvis não foi o primeiro a conjugar o blues com a música negra e o country, próprio dos brancos, mas ele foi o cara que deu um impulso ao rock com sua canção “Heartbreak Hotel”. O ano era 1956.
Dono de uma beleza absurda, Elvis sacudiu os tabus da época com sua dança sensual – aquele movimento de quadris que tirava o fôlego da mulherada. E como todos nós sabemos, Michael Jackson aprendeu a lição direitinho. Não por acaso, os dois, Michael e Elvis, são os artistas que mais venderam discos na história da música: cerca de um bilhão cada.
Sua morte prematura, lutando contra a obesidade, a dependência de remédios e a depressão, contribuiu mais ainda para a criação do mito. Elvis hoje está no DNA da música. É impossível ter um vocabulário musical respeitável ignorando suas canções.


FÃS
Em São Paulo, muitos bares prometem atrair os fãs com show de covers, exposições e outras atrações. Um deles terá o pianista Maurício Britto, autor do livro “Elvis - Mito e Realidade”, que chegou a ver uma apresentação do Rei em 1976. “Não tem como explicar, é a mesma coisa que perguntar qual é a sensação de comer uma feijoada”, brinca.LANÇAMENTOS
Os Estados Unidos receberão primeiro o relançamento da discografia de Elvis e não há previsão para os álbuns chegarem ao Brasil. Os fãs esperam ainda a compilação “Elvis 75: Good Rockin’ Tonight”, da Legacy Records, que vem numa caixa especial com 100 músicas em quatro CDs e um livro com 80 páginas.
Também chega às lojas a biografia “Baby, Let’s Play House”, escrita por Alanna Nash, focada nos relacionamentos amorosos do cantor, trazendo diversas fotos de Elvis e algumas das mulheres de sua vida.
Depois da homenagem aos Beatles, a trupe circense Cirque du Soleil prepara um espetáculo sobre a vida do cantor chamada “Viva Elvis”. A estreia do show está prevista para este mês, em Las Vegas. Além disso, a empresa Elvis Presley Enterprises promete maratonas cinematográficas, um aplicativo do Facebook e um cruzeiro em comemoração aos 75 anos do Rei.
FORTUNA
Elvis é um dos artistas mais lucrativos do mundo: foram 55 milhões de dólares em 2009, segundo a Forbes.com. No final do ano passado, um fio de cabelo do cantor, recolhido nos Estados Unidos por seu cabeleireiro particular, foi leiloado por 1.055 libras no Reino Unido (quase R$ 2 mil). O fio, claro, foi emoldurado junto a uma fotografia do “rei do rock” e possui um certificado de autenticidade.
Graceland receberá uma exposição sobre o início de sua carreira e os confeiteiros do antológico hotel Peabody prepararam uma torta de chocolate com manteiga de amendoim e rodelas de banana para recordar o sanduíche preferido de Elvis. (com informações da AFP, AE e site TDM)
EM BELÉM
Para os fãs paraenses, tem Festival Semana Elvis Presley, no Rock’n’ Roll Circus, com videos raros, conhecidos, toscos, piratas e até originais. Tudo organizado por Artur Bestene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui voce pode deixar o seu comentário sobre nossas postagens... mas nada de comentários agressivos ou estúpidos... só criticas construtivas ou agradáveis.